“Estou muito satisfeito e orgulhoso em prestar homenagem ao povo alagoano através da apresentação de um Fórum adequado, com boas instalações para atender melhor ao jurisdicionado”, ressaltou o presidente do Judiciário alagoano, desembargador Fernando Tourinho, durante solenidade de reinauguração do Fórum de Cacimbinhas, nesta sexta (01).
O prédio foi inaugurado em 2014 e neste ano de 2024 passou por reforma geral para melhorar a estrutura física e oferecer mais conforto aos servidores e à população. O Fórum leva o nome do advogado Alfredo Maya. “Uma honra homenagear esse grande homem”, destacou Tourinho.
Durante o evento, o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), ainda apontou que outras reformas ainda estão em andamento e mais inaugurações estão previstas até o fim da gestão.
Melhorias
A reforma foi conduzida pela Diretoria de Infraestrutura de Obras e Serviços (Dinfra) e durou cerca de cinco meses. O investimento foi de cerca de R$ 700 mil, realizado com recursos do Fundo Especial de Modernização do Poder Judiciário (Funjuris).
Foram cerca de 48 pontos de melhorias implementadas no Fórum, entre eles a pintura do estacionamento, colocação de vagas para motos, projeto de acessibilidade para a calçada, paisagismo, mudança de todo piso tátil, pintura de paredes, troca de móveis e acessórios, troca do telhado, entre outros.
A arquiteta responsável pela obra, Patrícia Fernandes, destacou que o problema com as infiltrações, que era uma questão urgente para ser resolvida, foi sanado.
“Foi feita a revisão geral da coberta e a recuperação das paredes que ficaram danificadas. Também recuperamos a fachada. Além disso, foi feita a revisão das instalações elétricas e hidráulicas e a construção de sumidouros. Toda a parte externa também passou por reforma para adequar os espaços e melhorar a estrutura”, citou.
Atendimento ao público
O juiz titular da Vara, Willians Alencar, há mais de dois anos à frente da comarca de Cacimbinhas, ressaltou que com um prédio melhor e mais confortável, o atendimento aos usuários dos serviços da justiça fica ainda mais eficaz e melhor.
“Essa reforma é um marco importante aqui para a comarca de Cacimbinhas. As melhorias do Salão do Júri permitem, por exemplo, que os jurados consigam exercer essa função da democracia de forma confortável e segura, de uma forma que o posicionamento dentro do salão do júri respeite o que é exigido numa sessão”, exemplificou.
Participaram da solenidade o vice-presidente do TJAL e corregedor-geral de Justiça, os desembargadores Orlando Rocha e Domingos Neto; Os desembargadores Otávio Praxedes, Márcio Roberto Tenório, Tutmés Airan e o desembargador aposentado, Malta Marques também compareceram.
O prefeito e presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Hugo Wanderley Cajú; os prefeitos Minador do Negrão e Dois Riachos, Josias Soares da Silva e Ramon Camilo da Silva, entre outras autoridades políticas, também serviram na solebidade.
Também prestigiaram o evento o presidente do Funjuris, Juiz Nelson Tenório, o vice-presidente da Associação Alagoana de Magistrados (Almagis), juiz Caio Evangelista; o procurador-geral da comarca de Cacimbinhas, Jânio Gonzaga; o presidente da OAB seccional Palmeira dos Índios, Marcos Ribeiro, entre outras autoridades.