Arapiraca segue sendo referência em saúde pública e democratização do acesso ao SUS. Desta vez, o município ganhará destaque em território nacional com dois trabalhos selecionados no III Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas (CBCF), que acontece nos dias 6, 7 e 8 de novembro, em Foz do Iguaçu, no Paraná.
Um dos trabalhos selecionados tem como base a implantação do Hórus, um sistema inovador de gestão da assistência farmacêutica, que tem como objetivo controlar e monitorar os recursos financeiros investidos na aquisição e distribuição de medicamentos no município. O Hórus foi implantado em 2023 e está presente em todas a 47 farmácias públicas do município.
Outro instrumento que está presente em 100% das unidades é o código QR para a divulgação de estoques, que é o tema do segundo trabalho selecionado. Os códigos são atualizados quinzenalmente para promover maior facilidade na hora de checar os medicamentos disponíveis, não somente para os prescritores, como também para todo usuário do SUS em Arapiraca.
Os trabalhos são frutos de uma parceria entre os farmacêuticos Manuella Queiroz, Ana Renata Almeida e José Abelardo Rocha, profissionais da rede municipal que atuam na Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) e no Complexo Multiprofissional de Saúde.
Os resultados provenientes dos dois projetos foram significativos. Com um maior controle do estoque, foi possível evitar o desperdício de medicamentos que poderiam passar do prazo de validade, bem como diminuir o desabastecimento e promover maior transparência e comodidade à população, evitando deslocamentos desnecessários dos pacientes.
Além disso, os trabalhos destacam o empenho da gestão municipal em utilizar a tecnologia a favor da saúde, virtualizando processos e conferindo maior eficácia e agilidade ao serviço prestado.