A ministra em exercício do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Fernanda Machiaveli, participou hoje (12/11) da abertura do segundo dia da oficina “Mecanismos para a compra de alimentos da Agricultura Familiar Brasileira ao Mercado Internacional (WFP)”. O evento é uma iniciativa do MDA em parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e tem como objetivo promover a inclusão da agricultura familiar brasileira nas compras internacionais, especialmente no contexto das ações humanitárias e de segurança alimentar do Programa Mundial de Alimentos (PMA).
Durante a abertura, Fernanda Machiaveli destacou a importância da agricultura familiar nas principais questões globais atuais, como a superação da fome, o enfrentamento das emergências climáticas e a promoção da saúde. “Nada disso será possível sem fortalecer a agricultura familiar, empoderando os agricultores para produzir alimentos saudáveis, de maneira sustentável, com uma base agroecológica que nos permita mitigar os impactos das mudanças climáticas, adaptando-nos a elas, e ao mesmo tempo preservar nossa biodiversidade”, afirmou a ministra.
O evento começou ontem e tem como foco o desenvolvimento de práticas e políticas para capacitar cooperativas de agricultura familiar a fornecer produtos para o mercado internacional, com ênfase nas compras realizadas pelo PMA. Entre os temas discutidos estiveram estratégias para facilitar o acesso ao mercado global, controle de qualidade de alimentos para exportação e boas práticas de comercialização. A programação também incluiu painéis sobre casos de sucesso e treinamentos específicos sobre o cadastramento das organizações de agricultores familiares para vendas ao PMA.
Além de Fernanda Machiaveli, representando o MDA, participaram do evento o presidente da Conab, Edegar Pretto e representantes do MDS. O encontro também contou com a participação de Daniel Balaban, diretor do Centro de Excelência contra a Fome do PMA.