O mês de abril começou e as chuvas continuam intensas. Cidades e estradas brasileiras sofrem diariamente os impactos dos temporais. No Ceará, cinco trechos estão parcialmente bloqueados: A CE-393 em Milagres, a CE-243 no Vale do Curu, a 464 em Aracoiaba, a CE-166 e a CE-384. Em São João do Cariri (PB), uma barragem rompeu com a força da água na BR-412 e abriu cratera na rodovia.
Em Minas Gerais, a chuva do fim de semana abriu uma cratera na BR-259, próximo ao distrito de Santo Antônio do Porto, em Governador Valadares, e com isso a via está interditada. Em Goiás, na BR-364, equipes estão realizando operação tapa-buraco. No trecho, os motoristas seguem no sistema siga e pare.
Em Tocantins, a BR-226 foi liberada. Ainda assim, a PRF do estado alerta para cuidados ao volante. “Obedecer a velocidade da via, ficar atento a sinalização horizontal e vertical, que alertam os limites de velocidade, os locais de proibida ultrapassagem e nesse período de chuva a gente também pede uma atenção redobrada, porque tem muitas ocorrências de queda de árvores, às vezes pode causar algum acidente”
Independentemente das interdições ou liberações nas rodovias, o motorista deve seguir atento. O Instituto Nacional de Meteorologia, Inmet, emitiu alerta laranja nesta segunda (3) e terça-feira (4) em parte das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. Os alertas são representados pelas cores amarela, laranja e vermelha. O laranja é o segundo alerta na escala de três graus de severidade e indica situação perigosa com risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamento e descarga elétrica. Acione a PRF pelo número 191 em caso de perigo nas estradas.