Cerca de quarenta vice-prefeitos se reúnem hoje em Palmeira dos Índios com o objetivo de criar a UVP-AL, União dos Vice Prefeitos de Alagoas. A ideia partiu do vice-prefeito da cidade de Santa Luzia do Norte, Nailton Alves da Silva que de imediato formou um grupo de WhatsApp com os colegas das demais cidades alagoanas e passou a mostrar os possíveis benefícios que uma associação poderia trazer para a atuação de cada um e para os municípios.
Com as articulações, ficou definido que a reunião presencial para a criação da associação seria nesta terça-feira (15) em Palmeira dos Índios devido à facilidade do acesso do município para todas as regiões do estado. Às 10h, cerca de 40 vice-prefeitos de Alagoas se reunirão no CESMAC para tratar de estatuto, regimento, diretoria, entre outros assuntos pertinentes à criação da entidade. Além dos presentes, outros vice-prefeitos que não comparecerão por outros compromissos, estarão juntos a essa iniciativa, como é o caso do vice-prefeito de Maceió, Ronaldo Lessa.
Em entrevista ao radialista Marcelo Lima no programa A Força do Povo, os vice-prefeitos Nailton Alves de Santa Luzia do Norte, Luís Carlos de Satuba, Careca de Minador do Negrão e o anfitrião Márcio Henrique de Palmeira dos Índios, falaram sobre a importância da iniciativa e a expectativa para a criação da entidade.
Dr. Márcio Henrique contou como surgiu a ideia e exaltou a iniciativa de congregar os vice-prefeitos em uma associação. Quando procurado para receber os colegas, de imediato colocou o município à disposição e programou uma calorosa recepção a todos. Dr. Márcio agradeceu o espaço no programa A Força do Povo e disse que a harmonia entre prefeito e vice prefeito é fundamental para que um bom trabalho seja realizado. Frisou a abertura que tem junto ao prefeito para atuar e como essa parceria dá bons frutos. O trabalho que Dr. Márcio desempenha é de suma importância para Palmeira dos Índios. Sua popularidade, carisma e caráter o credencia como um dos principais nomes citados em todos os meios quando o assunto é sucessão municipal.
Nailton disse que ao ter a ideia, pesquisou sobre a possível existência de uma entidade de mesmo propósito e conheceu duas associações, uma na Bahia e outra em São Paulo. Daí passou a realizar uma pesquisa mais aprofundada. De imediato criou um grupo de WhatsApp para expor a ideia que prontamente foi muito bem aceita pelos colegas. Nailton destacou a importância da harmonia no trabalho dos prefeitos e seus respectivos vices, para que juntos, possam trabalhar pelos municípios. Em alguns municípios os vice-prefeitos não possuem um gabinete na sede do poder executivo, e essa será uma das lutas da UVP-AL para a concessão desse espaço para todos. Capacitações também serão feitas para os associados com relação à atuação do Vice prefeito, de como ele pode colaborar ainda mais com a gestão municipal e também no tocante à administração, deixando-os prontos em caso de uma eventual sucessão.
O vice prefeito de Satuba, Luís Carlos considera a data de hoje um marco para o nosso estado com a criação da UVP-AL e que que será de grande importância para todos os municípios. “Ninguém se prepara para ser vice prefeito. O vice prefeito é uma junção de objetivos em comum (com o prefeito) em prol do desenvolvimento do município” frisou Luís Carlos. Em muitos casos, o vice se transforma em uma figura decorativa nos municípios e isso se dá porque alguns prefeitos não dão espaço e acabam anulando a figura do vice. “Felizmente Nailton, Careca, Márcio Henrique e eu temos o privilégio de ter prefeitos que entendem o papel do vice e nos deixam a vontade para conduzir os nossos trabalhos, mas a gente percebe que nem todos os municípios têm essa sensibilidade. Então esse é o objetivo: Que os vice-prefeitos tenham voz, que possam atuar junto ao povo, ajudando os prefeitos a conduzir os municípios para trazer soluções e agregar valor no trabalho pelo desenvolvimento de suas localidades”. “O vice tem uma função importante. O vice não é aquele que está só esperando o momento para assumir o município. O Vice foi eleito para trabalhar em prol do município” concluiu Luís Carlos.
Careca, Vice-prefeito de Minador do Negrão, colocou que a associação é para ajudar os municípios: “A intenção é ajudar o prefeito a trabalhar. Ninguém foi vice no pensamento de ser prefeito. Todos nós somos vice no pensamento de ajudar o prefeito e ajudar o município. Tenho certeza que todos os vice-prefeitos do estado de Alagoas são homens e mulheres de bem.” O vice prefeito ressaltou a harmonia do trabalho dele com o prefeito Josias Aprígio em que a parceria tem sido de muita importância para o município. Em sua fala, Careca lançou o nome de Nailton para ser o presidente da UVP-AL, uma vez que foi o idealizador da associação, ideia que foi prontamente aceita pelos demais colegas presentes. Careca se colocou à disposição para ajudar os demais colegas e também conta com a colaboração de outros, uma vez que cada um pode ter ideias e sugestões que são úteis para o desempenho das funções. Deixou também o município de Minador do Negrão à disposição para receber a todos.
A União dos Vice Prefeitos de Alagoas contará inicialmente com cerca de 40 membros, mas certamente esse número será ainda maior. O objetivo é congregar os 102 municípios alagoanos, colaborando com o trabalho das prefeituras e consequentemente para o desenvolvimento.
Confira a entrevista na Íntegra: